Celebrado oficialmente no Estado do Piauí nessa terça-feira (24), o Dia Estadual das Quebradeiras de Coco Babaçu foi marcado por Ato Político que envolveu 172 mulheres de diversas regiões do Piauí, no auditório da Secretaria de Administração do Governo do Estado e contou com representantes de oito secretarias do governo. Entre as pautas das reivindicações está uma agenda com o governador Rafael Fontelles.
Para a coordenadora executiva do MIQCB, regional Piauí, Marinalda Rodrigues, o Ato é uma ação simbólica que marca a presença das quebradeiras de coco no debate sobre o acesso de políticas públicas. “Estamos aqui promovendo esse Ato, na sede administrativa do Governo do Piauí, como forma de demarcarmos a nossa posição frente a uma série de violações que estamos enfrentando em nossos territórios, como derrubadas e queimadas. Queremos dialogar com o governador, Rafael Fonteles, para que ele possa saber por nós, a realidade que enfrentamos cotidianamente em nossas comunidades”, disse.
Entre as deliberações dialogadas durante o Ato, a secretária de Agricultura Familiar, Rejane Tavares, destacou os acordos sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Com o PAA, quebradeira de coco, será garantido cerca de 1 milhão e 500 mil para aquisições de produtos das quebradeiras de coco. Uma parceria que nós fechamos com a MDS, já mandamos a proposta. Nesse sentido iremos sentar com um grupo que represente você, para que possamos traçar os rumos do Programa’, disse.
As mulheres entoavam os cânticos tradicionais das quebradeiras de coco babaçu enquanto aguardavam a presença dos representantes do governo, que ao total foram 8, entre eles a secretaria de Relações Sociais, Núbia Lopes, a secretária de Agricultura Familiar, Rejane Tavares e o secretário de Planejamento, Washington Bonfim.
Ao final da atividade as mulheres que não foram recebidas pelo governador, devido a uma agenda externa, saíram com uma perspectiva de encontro com o gestor ainda esse semestre, as pautas trazidas por elas, envolvem a implementação da Lei Babaçu Livre e a garantia dos seus direitos aos seus territórios. Estiveram presentes as comunidades da Fortaleza, Vieira, Boi Velho, Jatobá, Chapada da Sindá, Chapada da Limpeza, entre outras. Além das cidades de União, Miguel Alves, Cristino Castro, Luzilândia, Esperantina e São João do Arraial.
Comments