
A coordenação de juventude do MIQCB, por meio de sua coordenadora, Mara José e a assessora de juventude, Carla Pinheiro, estiveram presentes em Brasília para participarem do 3° Encontro da Rede dos Povos e Comunidades Tradicionais (PCT’s), que ocorreu de 04 a 07 desse mês. Estiveram presentes 28 segmentos tradicionais que puderam refletir, entre outras questões, sobre o fortalecimento da Rede, a garantia de direitos e promover o bem viver nos territórios tradicionais, criando um espaço de diálogo inclusivo e colaborativo que impulsione a defesa de direitos e a implementação de políticas públicas específicas.
Maria José destacou a importância da troca de experiências com os integrantes da Rede de PCT’s. “No movimento de quebradeiras de coco babaçu, temos o máximo respeito a quem veio antes de nós e pôde construir o caminho para pudéssemos caminhar, nesse sentido estar aqui e poder trocar essas experiências com vocês, que veem de realidades tão diversas, quanto a nossa, é uma grande satisfação. Sou muito feliz por fazer parte dessa história, estar nessa história, construindo essa história e hoje, podendo fortalecer as dificuldades dentro do MIQCB, e levar adiante tudo aquilo que tantas sonharam um dia”, disse.
Ainda de acordo com a coordenadora de juventude do MIQCB, o encontro contribuiu para a discussão do fortalecimento, a estrutura e a organicidade do núcleo operativo da Rede de PCTs. Com a elaboração e assinatura de uma carta compromisso da rede PCTs. Houve também a decisão da inserção de uma jovem para fazer parte do núcleo operativo da rede. "Pudemos aprofundar muito sobre a questão do fortalecimento das bases, já que a base é o nosso alicerce para tudo aquilo que a gente está construindo, para tudo aquilo que a gente está tentando melhorar. Então a rede está se fortalecendo e os movimentos sociais presentes, identificaram que haja mais participação das lideranças e que a gente fortaleça mais a base para que a gente tenha uma estrutura melhor para continuar nossos trabalhos", afirmou.
A criação da Rede PCT Brasil responde à necessidade de integração e fortalecimento dos diferentes segmentos de povos e comunidades tradicionais em todo o país, abrangendo os diferentes biomas brasileiros. A terceira edição do encontro consolida-se como um momento essencial para ampliar a representatividade desses grupos e oferecer apoio contínuo na luta pela preservação dos territórios e proteção de seus direitos.
Com o objetivo de tornar-se um evento anual, a Rede PCT Brasil visa se firmar como um mecanismo robusto de mobilização e ação, garantindo que as demandas dos povos e comunidades tradicionais sejam ouvidas, atendidas e valorizadas em seu papel fundamental para a cultura e biodiversidade do país.
Stuck on old marketing tactics in 2025? Check out https://webugol.com/blog/emerging-marketing-trends-2025-what-to-expect, where Webugol, a digital powerhouse from Ukraine, shares what’s trending this year. Ideal for Kirkland businesses, their blog highlights AI automation, immersive storytelling, and privacy-first ads—musts in a $600 billion ad world as of March 2025. With Webugol, your plan stays fresh. Ready to unlock this year’s secrets? Visit today and transform your approach!
My dad has been dealing with chronic pain, and I wanted to help him find something new. I started researching and found https://ways2well.com/blog/ways2well-stem-cell-injections-right-near-you-what-to-expect. It explains stem cell injections in a way that’s easy to follow. They even cover how recovery works and what benefits to expect. I shared it with my dad, and he found it useful too. It’s not easy to find solid info, but this site makes things clear.