top of page

Juventude do MIQCB participa da Semana de Inovação em Manaus/AM




Entre os dias 14 a 29 de outubro a assessoria de juventude do MIQCB e quatro jovens estiveram presentes na Semana de Inovação intitulada “Unleash Amazon" (Liberte a Amazônia), evento inédito no Brasil e na América Latina, em Manaus/AM. A Semana contou com cerca de 100 jovens da região norte e nordeste do país que buscaram coletivamente soluções para problemas enfrentados por territórios na Amazônia.


Para a assessora de juventude do MIQCB, Carla Pinheiro, o encontro foi muito significante para as juventudes do MIQCB. “Foi um espaço de diálogo e trabalho coletivo com jovens diversos, plurais, com outros enfrentamentos, outras visões de mundo. Um momento de colocar em prática as experiências e aprendizagens do Centro de Formação das Quebradeiras de Coco Babaçu e as vivências de suas lutas e desafios nos territórios”, disse.


Já o jovem Wallas Campelo da cidade do Quilombo de São Miguel dos Correias em Cajarí/MA, destacou a experiência adquirida, durante o Encontro na construção de Projetos sobre proteção e responsabilidade ambiental e Desenvolvimento econômico sustentável e bioeconomia. “eu e a minha equipe focamos no desmatamento e no reflorestamento inadequado nas áreas de povos e comunidades tradicionais, conseguimos chegar na final e mesmo não ganhando pudemos realizar uma troca de experiências e conhecimento, além da troca étnica e cultural, foi maravilhoso, construir vários laços de amizades com pessoas incríveis na Unleash Amazônia”, disse.

 

PREMIAÇÃO DOS GRUPOS


Com o objetivo de transformar a realidade de suas comunidades, os 107 jovens de todos os estados da Amazônia Legal, divididos em grupos apresentaram propostas que visaram desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis em nível local. A iniciativa reconheceu os três melhores projetos com prêmios de R$ 15 mil e R$ 20 mil.


Verônica Rilari, da cidade Esperantina no Tocantins, foi uma das jovens ganhadoras do prêmio, ela e seu grupo apresentaram a proposta de uma agência de turismo comunitário, a TURIMPACTO, que aborda a falta de oportunidades de trabalho e o êxodo rural nas comunidades ribeirinhas da Amazônia Legal, criando intercâmbios culturais em que os turistas compartilham conhecimentos e vivenciem a vida local.


“Essa iniciativa treina jovens locais, promovendo renda sustentável, preservação da cultura e o meio ambiente. Nessa proposta nós vamos até a comunidade e apresentamos o que seria o turismo sustentável e dependendo da necessidade da comunidade, promovemos uma formação em marketing ou em turismo, para assim servir melhor as necessidades dos turistas que ali visitam”, disse.




 

34 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page