top of page

Juventude do MIQCB regional Piauí participa de diagnóstico participativo

Atualizado: 12 de jul.




Cerca de 30 jovens filhos/as, netos/as e quebradeiras de coco babaçu do MIQCB regional Piauí, participaram do primeiro Encontro de Juventudes para a aplicação do Diagnóstico Rápido Participativo-DRP. O encontro ocorreu na comunidade do Tapuio, próximo a cidade de Esperantina/PI, entre os dias 20 e 21 de junho.


Para a assessora de juventudes do MIQCB, Carla Pinheiro, a atividade compõe um passo importante para o mapeamento das juventudes que vivem e atuam no território das Quebradeiras de coco babaçu. "O MIQCB tem a grande missão que é fortalecer o perfil social e político da vida desses jovens, compreendendo suas diversidades, particularidades, dificuldades, anseios, nós estamos felizes de estarmos aqui no Piauí realizando essa atividade, rica de experiências e aprendizado ", disse.


Já para a jovem Cassandra Carvalho de 21 anos, que mora na Vila São Pedro, município do Morro do Chapéu, a atividade foi bastante rica e com muito aprendizado." do encontro foi maravilhoso, houve bastante troca de experiência, muito aprendizado, e eu acho que nós jovens temos que ter mais espaço como esses", disse.


O jovem Diego Silva de 17 anos, da Chapada da Limpeza, o encontro foi importante pois conseguiu traduzir o que ele sempre dialogou em casa, com sua mãe e sua avó, mas agora para mais jovens.  “Acho importante esse diálogo sobre preservar as nossas palmeiras, as histórias que se passaram da minha avó para a minha mãe. Minha avó criou 18 filhos e boa parte da renda ela tirou do coco babaçu, porque o marido dela, não ajudava muito em casa para comprar comida. Minha avó criou uma geração de pessoas, com ajuda do coco babaçu, isso é um orgulho para mim, é um orgulho de conhecer um pouco mais a história dela, disse.



Estiveram presentes jovens dos territórios, Jatobá, Canto Grande, Chapada da Sindá, Vila São Pedro, Chapada da Limpeza, Fortaleza, Tapuio, Esperantina, Cabeceiras, Santa Rosa, Vila Esperança e Riacho de Santa Maria.








11 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page